Jornalistas parintinenses declaram apoio ao Selo Profissional e reafirmam compromisso com a luta sindical

A manhã de sábado, 11/06, na sala de reuniões da Prefeitura, serviu como espaço para declarações dos profissionais jornalistas em apoio ao Selo de Jornalismo Profissional, com a assinatura de abaixo-assinado e o compromisso de luta pelo exercício legal da profissão no município de Parintins.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM sai fortalecido pelo apoio recebido de jornalistas, e inclusive, de radialistas na terra dos bumbás Garantido e Caprichoso. Concluímos hoje os trabalhos planejados para o município de Parintins”, destacou o presidente da entidade, Wilson Reis.

Representação

Proposto na reunião, a base sindical do SJP/AM, em Parintins, aprovou os nomes dos jornalistas Carlos Alexandre e Jonas Santos, como representantes da categoria para tratar de todas as questões relativas ao exercício legal e ao Selo de Jornalismo Profissional.

Auditório da Ufam

A palestra sobre Mercado, Registro Profissional e Sindicalização, realizada no último dia 10/06, alcançou os objetivos quanto a apresentação dos temas.

Com a participação de estudantes, professores e ex-alunos, o jornalista Wilson Reis apresentou casos do exercício profissional, por meio dos quais mostrou-se a importância da atuação legal no mercado de trabalho.

A platéia teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o registro profissional, que assegura o direito ao exercício da profissão de jornalista em todo o Brasil, de forma segura, responsável e ética. Também, sobre o que significa a sindicalização, suas vantagens e obrigações, revelando a importância de estar em dia com o sindicato e, como tudo isso pode ser um facilitador na vida profissional do jornalista.

O presidente Wilson Reis se disponibilizou não só a esclarecer situações no exercício diário dos jornalistas, mas, dirimir dúvidas dos presentes sobre o registro profissional e a sindicalização aos que já dispunham de diploma, obtido junto à Universidade Federal do Amazonas, ou sobre o Registro, junto ao Ministério do Trabalho.

Declarações

O jornalista e assessor de Imprensa, Gilson Almeida, declarou que “desde que estudava, essa é a primeira vez que temos o privilégio de ter uma conversa sobre temas como Mercado, Registro e Sindicalização. É muito importante pra gente ter o sindicato aqui hoje. E seria muito bom que a gente pudesse ter mais acesso a conversas assim, até mesmo palestras com profissionais”, disse.

As atividades no município de Parintins foram organizadas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJPAM, em parceria direta com a Prefeitura Municipal de Parintins e a Universidade Federal do Amazonas – Ufam/Parintins.

Parintins, Am, 11/06/22.

Assessoria de Imprensa/ SJP/AM.

Fotos: estagiária Gleycy Cristo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *