Jornalistas do Amazonas passarão por testagem para Covid-19, a partir de segunda-feira

A oferta do teste rápido para os profissionais que estão na linha de frente da cobertura jornalística na capital é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Manaus e o sindicato dos Jornalistas do Amazonas

A partir da próxima segunda-feira (24/8) os jornalistas que atuam na capital amazonense, associados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), passarão por testagem para o novo coronavírus. A testagem da categoria é fruto de parceria entre a entidade de classe e a Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais da Saúde (Semsa) e de Comunicação Social (Semcom).

A presidente do SJP/AM, Dora Tupinambá, explica que durante um mês a entidade realizou uma busca ativa por profissionais sindicalizados que atuam na cobertura diária em todos os veículos de comunicação, que ainda não foram contaminados pela Covid-19, mas que estão na linha de frente dos acontecimentos da cidade.

Cerca de 200 profissionais foram identificados pelo SJP/AM e credenciados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para serem testados. A partir desta sexta-feira (21/08/) cada jornalista credenciado pelo Sindicato deve acessar o endereço eletrônico https://telessaude.manaus.am.gov.br/testerapido, digitar seu CPF, para acompanhar o seu agendamento na Policlínica Castelo Branco para realização do Teste Rápido.

Dora Tupinambá destaca o importante papel social desempenhado pelos jornalistas durante a pandemia, foi primordial e ajudou a salvar vidas. “Em meio a uma grande profusão de conteúdos, muitas vezes “desinformativos”, a apuração de dados e orientações fundamentadas se constituíram como um diferencial da atividade jornalística”, afirma a presidente do SJP/AM, salientando ainda a função crítica do jornalismo diante de um crescente movimento anticiência, que vem fazendo dos jornalistas um alvo de ataques.

A testagem dos jornalistas para o novo coronavírus será realizada, conforme agendamento realizado pelo sindicato e Semsa junto ao SUS, na Policlínica Castelo Branco, localizada na Rua do Comércio, 42, Parque Dez, zona Centro-Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *