Inauguração da Harpa do Teatro Amazonas, uma homenagem ao maestro Carlos Gomes

A inauguração da Harpa do Teatro Amazonas, ocorrida em 11 de julho de 1936, há 86 anos. Uma homenagem ao centenário de nascimento de um dos grandes nomes da nossa música, maestro Carlos Gomes. O projeto foi assinado pelo artista plástico amazonense Olímpio Martins de Menezes (1885-1951) e na ocasião foi “emprestada” a escultura de Carlos Gomes em bronze esculpida pelo italiano Enrico Quattrini no fim do século XIX.

A Harpa ou a Herma de Carlos Gomes permaneceu no pátio do Teatro Amazonas até o início de 1974, quando seu conjunto artístico teve de ser retirado para a reforma que ocorreria naquele ano e que acabou desaparecendo sendo somente recuperado anos depois o busto de bronze.

O maestro Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 11 de julho de 1836. Foi compositor brasileiro, autor da ópera O Guarani, inspirada no romance do escritor José de Alencar, também considerado o maior compositor lírico das Américas. Foi o segundo nome mais encenado no Teatro Alla Scala de Milão, atrás apenas de Giuseppe Verdi.

Foto: Revista Cabocla. Julho, 1936

Texto: Revista Cabocla, por Zaki Belém, membro do grupo Manaus de Antigamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *