IBGE realizará curso para jornalistas sobre pesquisas e o acesso aos indicadores

Em comemoração ao aniversário de 86 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a Unidade Estadual do Amazonas vai realizar, no dia 28/05 (sábado), o 1º Minicurso sobre as pesquisas e acesso aos indicadores pelo SIDRA, o banco de tabelas estatísticas do Instituto. O Minicurso terá duração de 3h30 e será voltado ao público da comunicação, especialmente jornalistas, que precisam ter acesso a dados estatísticos para a elaboração de textos noticiosos e reportagens.

O minicurso será ministrado pelo Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no Amazonas, Adjalma Jaques, e pela Analista censitária, Jéssica Santos. De acordo com Adjalma, a capacitação de jornalistas para o acesso às pesquisas do IBGE é de fundamental importância. “O conhecimento dos produtos do IBGE (por parte dos jornalistas) é extremamente saudável porque os jornalistas são o canal de conhecimento que o IBGE utiliza para que nossos produtos cheguem até a sociedade, então não há como fazer isso sem utilizar os meios de comunicação”, destaca.

Além disso, para o supervisor do IBGE, “o jornalista que domina as ferramentas, que conhece as metodologias, porque pesquisa estatística tem uma certa complexidade, mas o jornalista que domina algumas linguagens e algumas pesquisas, ele sai na frente, na hora de dissertar, de narrar, de abordar o tema voltado às estatísticas do país, do Estado e até mesmo do município”.

Ao final da capacitação, espera-se que o participante seja capaz de executar as ações básicas no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, dentre as quais: realizar pesquisas, montar quadros, obter rankings, efetuar downloads, gerar gráficos e cartogramas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM) apoia o IBGE na realização do Minicurso, e incentiva os jornalistas do Estado à participação no evento.

Inscrições

Para se inscrever no Minicurso basta acessar o link: http://bit.ly/3PbDgLh e preencher o formulário. As inscrições vão até o dia 24 de maio e são gratuitas. Ao final do curso, os participantes receberão certificado.

Sobre o SIDRA

Jornalista responsável – Jéssica Cordeiro

Contato: (92) 98100-4549/3306-2083

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *