Fórum de Alto Nível das Nações Unidas

Projetos do Brasil e El Salvador serão apresentados como exemplos de educação humanista e parcerias público-privado

Programas da Nova Acrópole com crianças e jovens superam período da pandemia

Dois programas desenvolvidos com crianças e jovens pela Organização Internacional Nova Acrópole do (OINA) no Brasil e em El Salvador serão apresentados em evento paralelo ao Fórum Político de Alto Nível 2022 da Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima terça-feira, 12 de julho, com transmissão virtual no Brasil, das 14h às 15h30. As experiências mostram como ações de voluntariado, filosofia e cultura aplicada ajudam a formar cidadãos comprometidos com seu próprio desenvolvimento humano e que também contribuam para o enfrentamento de problemas sociais no momento histórico pandêmico.

Casos de sucesso

No Brasil, o projeto que será exemplificado é o do Programa Criança para o Bem, que acontece em Brasília (DF) há 15 anos, atendendo mais de 180 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade de três regiões administrativas da Capital Federal com oficinas de artes, esportes e reforço escolar. Mesmo com a pandemia, as atividades foram mantidas, por exemplo, com aulas e apresentações musicais (formação de Orquestra), dança, literatura e reforço escolar, além de suporte social para as famílias dos jovens com estímulo a geração de renda e atenção à saúde.

Em El Salvador, a Nova Acrópole de San Salvador realiza um concurso literário para jovens que já está em sua 22ª edição. O concurso busca promover a prática de valores morais, despertar o gosto pela literatura e incentivar o ensino superior entre os jovens salvadorenhos. Os prêmios são bolsas de estudos integrais em universidades. Em 2021, por exemplo, o tema foi “Por um mundo novo e melhor”.

Os dois programas da Nova Acrópole que serão apresentados do Fórum de Alto Nível são exemplos de projetos voltados para educação e também de parcerias público-privadas. Estas ações estão nos itens 4 (educação de qualidade) e 17 (parcerias e meios de implementação) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e mostram como alianças podem ser feitas para apoiar questões de educação com boa vontade e criatividade, tendo a filosofia aplicada como base de formação de cidadãos globais.

A Nova Acrópole Brasil tem status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), um dos braços da ONU.
O Fórum proposto neste dia 12 de junho terá como tema “O valor da Filosofia Aplicada para construção da cidadania global abordando os desafios e lições aprendidas em alianças público-privadas para o alcance do item 4 (Educação de Qualidade) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto pós-Covid-19. O evento virtual terá duração de 1h30 com canais de tradução para inglês, espanhol e português. Para participar do webinário basta se inscrever no link https://bit.ly/side_event_NA.

Homenagem

A Organização Internacional Nova Acrópole (OINA) faz 65 anos na sexta, dia 15 de julho. No Brasil, na mesma data a instituição receberá uma sessão de homenagem no Senado Federal pelo reconhecimento de suas ações. A cerimônia foi proposta pelo senador Eduardo Girão.

Serviço:

O quê: “O valor da Filosofia Aplicada para construção da cidadania global abordando os desafios e lições aprendidas em alianças público-privadas para o alcance do item 4 (Educação de Qualidade) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto pós-Covid-19.
Onde: Webinário do Fórum Político de Alto Nível 2022 da Organização das Nações Unidas (ONU)
Data: 12 de julho de 2022 das 14h às 15h30
Inscrições: https://bit.ly/side_event_NA.

FONTE: Nova Acrópole

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *