FIJ elege sua nova diretoria e FENAJ se mantém no Comitê Executivo

A jornalista francesa, Dominique Pradalié (foto 2), é a nova presidenta da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Ela foi eleita pelos delegados do 31° Congresso Mundial dos Jornalistas, que se encerra nesta sexta-feira, em Mascate, capital de Omã. Na mesma eleição, a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga (foto 1), elegeu -se para um novo mandato no Comitê Executivo da FIJ.

Junto com Dominique foram eleitos para o Comitê Administrativo a peruana Zuliana Lainez, para a primeira vice-presidência (sênior); o inglês Jim Boumelha, para a tesouraria, e, para as outras duas vices-presidências, a indiana Sabina Indrejit e o palestino Abu Baker Nasser.

Já para o Comitê Executivo, além da presidenta da FENAJ, foram eleitos outros 15 integrantes de vários continentes e países. Maria José foi a segunda candidata mais votada, atrás somente da representante do Sindicato Nacional do Canadá, Jeniffer Monreau.

A FENAJ foi representada no 31° Congresso Mundial dos Jornalistas pela presidenta e pelo vice-presidente, Paulo Zocchi (foto 3). Os principais temas discutidos foram a segurança dos jornalistas, o perigo da vigilância por programas como o Pegasus, a precarização das relações de trabalho e a própria organização sindical.

Matéria completa em fenaj.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *