FENAJ entrega abaixo-assinado pela vacinação dos jornalistas às autoridades de Saúde e ao Congresso Nacional

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enviou às autoridades de Saúde e ao Congresso Nacional o abaixo-assinado pela inclusão de jornalistas no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Subscrito por 7.222 pessoas até o dia 21 de junho, o documento reforça o entendimento de que jornalistas exercem, nessa pandemia, atividade considerada essencial em decretos Federal, estaduais e até municipais, e, por isso, estão sujeitos ao risco elevado de contaminação e óbito pela doença.

A FENAJ tem acompanhado a situação da categoria e os dados coletados revelam sua gravidade. Em 2021, até 2 de junho, foram registradas 155 mortes de jornalistas por Covid-19, num período de 153 dias, representando um aumento de 277% na média mensal de mortes no comparativo com o ano de 2020, quando foram registradas 80 mortes pela doença. Registramos a média de uma morte por dia, o que evidencia a exposição da categoria ao risco, com a consequente contaminação e o elevado número de óbitos.

Segundo a presidenta da Federação, Maria José Braga, o abaixo-assinado foi enviado ao Ministério da Saúde, à Comissão Técnica do Ministério da Saúde responsável pelo PNI, ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e aos deputados e senadores.

Como parte da campanha da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas filiados pela inclusão de profissionais da imprensa no PNI, a Federação orientou as direções sindicais a avaliarem a pertinência do envio do abaixo-assinado às autoridades estaduais e municipais.

A FENAJ também atua em outras frentes, no Congresso Nacional, para que os jornalistas sejam inseridos entre os grupos prioritários do PNI via projeto de lei 1317/2021, de autoria do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT/MS), organizando a mobilização e pressão pela vacinação, e também aderiu às campanhas Vacinação Já e pela transparência dos dados sobre a vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *