EVENTO DE JORNALISMO VAI DISCUTIR OS RUMOS DA PROFISSÃO NA ERA DIGITAL

Nos dias 19, 21 e 23 de abril será realizado, de forma on-line e gratuita, o “1º Encontro de Jornalismo: novos rumos e futuro da profissão na era digital” que visa promover uma reflexão sobre as mudanças recentes e como elas estão impactando o presente e vão moldar o futuro da profissão. O evento tem o objetivo de comemorar o Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, com uma série de debates acerca da cobertura jornalística na pandemia, oportunidades de renovação e inovação com o crescimento exponencial do on-line, e cases de empreendedorismo.

Organizado pelas jornalistas Juci Melo, CEO da agência Ekoa Mais Marketing Digital, que assina essa iniciativa; Cinthia Guimarães, especialista em economia e assessora de comunicação; Anny Girão, assessora de comunicação e Relações Públicas, e Raquel Maciel, jornalista com especialização em Mídias Sociais, o grupo convidou profissionais com diferentes áreas de atuação para compartilharem suas perspectivas para jornalistas, estudantes e comunicadores em geral.

“Há muito o que se pensar a respeito do Jornalismo, do presente e do futuro: a crise dos meios de comunicação que dura mais de duas décadas, o enxugamento das redações, a desvalorização profissional, o papel social e ético ao se produzir notícias, o impacto do imediatismo na qualidade das informações veiculadas, o crescimento das notícias falsas (fake news), a consolidação das mídias sociais e dos canais digitais e as próprias mudanças sociais e econômicas nesse momento atual aprofundadas pela crise do novo coronavírus”, comenta Juci Melo, uma das organizadoras do evento. “É nesse cenário que queremos trazer a discussão sobre a importância do jornalista e seu trabalho social, mas também a diferenciação do trabalho de um jornalista profissional”, complementa.

As áreas de atuação do profissional de comunicação social foram ampliadas e as novas tecnologias estão possibilitando uma visão empreendedora da profissão. “Percebo que atualmente a meta do profissional vai além da estabilidade salarial, eles estão direcionando suas forças para atividades que promovam uma carreira de sucesso equilibrando valores éticos, morais e sociais, alinhados aos seus propósitos de vida”, disse Anny Girão.

No primeiro de três dias de atividades o tema será Jornalismo e Pandemia: o papel do jornalista na cobertura da crise, e os jornalistas manauaras de diferentes tipos de mídia vão compartilhar suas experiências com o fato. O segundo dia abordará as Tendências e Futuro do Jornalismo na Era Digital e o último encontro será dedicado ao Empreendedorismo no Jornalismo: cases e oportunidades.

Os palestrantes regionais e nacionais que estarão no evento: Beatriz Prates, diretora geral do Canal MyNews; Conrado Corsalette, cofundador e editor-chefe do Nexo Jornal; Elaíze Farias, cofundadora da Agência Amazônia Real; Larissa Veloso, CEO da Bravery Digital Marketing; Liege Albuquerque, jornalista e professora universitária e escritora; Meike Farias, repórter da Rede Amazônica; Paula Litaiff, diretora executiva da Revista Cenarium; Raphael Alves, fotojornalista e colaborador freelancer da Agência espanhola EFE e Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo site www.ekoamais.com.br/evento

O evento conta com o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amazonas (SJP/AM).

SERVIÇO
Quando: dias 19, 21 e 23 de abril
Horário: das 20 às 22 horas (horário de Brasília)
Onde: On-line, com transmissão para o YouTube Ekoa Mais
Público-alvo: jornalistas, estudantes e profissionais de Comunicação em geral
Inscrições: gratuitas pelo site www.ekoamais.com.br/evento

CONTATOS
Imprensa – Cinthia Guimarães: cinthiamgm@gmail.com | (92) 98174-8602
Parcerias – Anny Girão: annygiraojornalista@gmail.com | (92) 99106-4015
Cerimonial e Mídias Sociais – Raquel Maciel: raquelmacielqueiroz@gmail.com | (92) 99225-9632
Coordenação Geral – Juci Melo: jucimelo@ekoamais.com.br | (92) 99358-7323

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *