Desinformação deve ser confrontada e controlada, diz Ivânia Vieira

Por Amanda Gonzalez*

O Dia do Jornalista é comemorado todos os anos em 07 de abril, data que representa os conflitos e lutas vividas por esses profissionais, como o combate às desinformações que, nos últimos tempos, se tornou uma rotina diária no Jornalismo por conta do aumento de circulação de informações falsas.

Como forma de homenagear os nossos profissionais do Amazonas neste dia, conversamos com a jornalista Ivânia Vieira, professora doutora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam), que falou sobre a importância do papel do Jornalista na sociedade. A seguir apresentamos alguns pontos abordados pela jornalista Ivânia Vieira.

Jornalista e suas pautas

Ao refletir sobre o profissional, Ivânia fez uma análise a partir do começo de sua própria carreira. Assim que iniciou na profissão, Ivânia vivenciou algumas dificuldades, como por exemplo, a situação precária de ônibus e ruas em Manaus, dois temas ainda comum nos dias atuais e que precisam ser trazidas para as pautas jornalísticas diárias.  

Enfrentar as desinformações

Sobre o enfrentamento às desinformações, Ivânia Vieira recomenda ao Jornalista não deixar o corpo e a mente se acostumarem, pois, estas são introduzidas para desestabilizar, ferir a democracia, destruir, produzir conflitos, guerras, aprisionar e matar pessoas em nome de um poder hegemônico. A exemplo de fatos vivenciados por meio das desinformações, como o ódio mundial gerado com a guerra entre Rússia-Ucrânia ou ao impeachment de Dilma Roussef, em 2016, com a agressão de várias mídias contra a ex-presidente do Brasil.

Investir na Educação

Estamos em ano de eleições, ao refletir sobre o país no seu momento atual, em que o risco de circulação de notícias falsas é muito maior, Ivânia comenta, que este ano é o nosso grande teste e em tempo curto, pois estamos pouco preparados para identificar esses conteúdos. Para lidar com os dados falsos, a professora doutora recomenda investir na Educação, aprimorar os detectores nas redes sociais, criando mais identificadores.

Algumas dicas para identificar as informações falsas

  • Estranhar e desconfiar de informações dadas como verdadeiras;
  • Verificar fontes, contexto, vínculos negociais que divulgaram a notícia;
  • Prestar atenção em adjetivos, palavras escritas de maneira errada.

Também existem sites que usam métodos parecidos com essas dicas, como Agência Lupa, Fato ou Fake, E-Farsas, etc. Estes sites expõem as notícias falsas e as corrigem com as verdadeiras.

Futuro do Jornalismo

O futuro do jornalismo, para Ivânia, está no passado em conexão com o presente. Com os mesmos objetivos de escutar, passar a informação, regras e técnicas validadas, conhecimento geral, primar pela imparcialidade, sendo necessário manter a ética viva e ativa. Além disso, a jornalista cita, que as fake news não podem ser eliminadas, mas podem ser confrontadas e controladas. Logo, o profissional de Jornalismo enfrenta muitas ocorrências para que a informação chegue ao seu público, respeita muitos parâmetros, utiliza valores sociais para não machucar o próximo. Situações que acontecem ao redor do mundo podem afetar uma comunidade inteira, por esses e outros motivos, é essencial essa profissão para tentar mudar as diferenças sociais do planeta ou orientar o certo/errado.

*Bolsista do Projeto Sentinela da Ética. Acadêmica de Jornalismo da Uninorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *