Debates inéditos sobre ZFM, maratonas e premiações marcam Semana do Economista no Amazonas

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) promoveu a “Semana do Economista 2022 – O Amazonas que queremos”, com debates inéditos sobre a importância do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), o primeiro Hackathon brasileiro com estudantes de economia, além de premiações a jornalistas e representantes de instituições técnicas.

A iniciativa faz parte da série de ações realizada pelo presidente do conselho, Marcus Evangelista. Na mesa-redonda sobre “Zona Franca de Manaus – Tendências e expectativas”, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), os especialistas debateram sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de diversos produtos. Também desmistificaram a ideia de que o modelo é um problema para o país, considerando ainda que a ZFM desempenha um papel importante de integração e de estabilidade geopolítica na região, levando em consideração os aspectos sociais, econômico, ambiental e de segurança pública.

O debate foi mediado pela jornalista Paula Litaiff e teve a participação do vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; do professor e economista, Osiris Silva; do economista, Jessé Rodrigues, como representante da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); e do titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira.

No debate, Angelus Figueira, abordou sobre a importância da ZFM, do trabalho dos economistas e informou que o Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) se reunirá no próximo dia 25 de agosto para avaliar mais de 63 projetos, que devem gerar mais de 2,5 mil empregos diretos para o Amazonas.

“O Amazonas avança e a Zona Franca avança, principalmente graças a projetos bem elaborados, bem encaminhados. No próximo dia 25, teremos a reunião do Codam que vai analisar projetos que são resultados do trabalho de economistas. Então, é em sinal de respeito que nós participamos, que o estado participa, deste debate proposto pelos economistas do Corecon”, disse.

Já o economista Osiris Silva pontuou que é preciso fazer a integração da matriz econômica no Estado, ressaltando que já passou da hora de se rediscutir o modelo e os conceitos da ZFM. “A economia do Amazonas não é o Polo Industrial de Manaus (PIM). A nossa economia é muito maior ou seria muito maior que o PIB (Produto Interno Bruto), principalmente por causa da bioeconomia, da exploração dos recursos da biodiversidade e da reestruturação da UEA (Universidade do Estado do Amazonas)”, aponta.

O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, considera que o modelo econômico da região ainda é atrativo e destacou a importância do papel dos especialistas em economia na instalação de novos negócios na ZFM. “É muito importante essa interação com a classe dos economistas. Quando são analisados 63 projetos pelo Codam significa dizer que o nosso modelo continua sendo atrativo e, logicamente, isso tudo é elaborado pela mão de economista, que convenceu os investidores a mostrar que aqui ainda é um lugar muito bom para se investir”, afirmou.

Representando a Suframa, o economista Jessé Rodrigues considerou positiva a programação promovida pelo Conselho de Economia. “Foi um debate importante tanto para estudantes quanto para profissionais para que conheçam essa realidade. É muito importante criar e distribuir informação de qualidade sobre o contexto que estamos vivendo, tanto econômico quanto ambiental e social, e que está relacionado com o modelo Zona Franca de Manaus”, disse.

Hackathon

Além da mesa-redonda, o Conselho realizou o primeiro Hackathon de Economia, uma maratona de desenvolvimento de ideias sobre o tema “Soluções de renda para pessoas de baixa renda”. O evento inédito no país, reuniu estudantes de economia das universidades públicas e privadas do Amazonas. Os vencedores foram as equipes Maverick (1º lugar), Purple Amazon (2º lugar) e Oozma Kappa (3º lugar).

Para encerrar as atividades, o Corecon promoveu o Café Econômico, com os economistas Farid Mendonça, Jessé Rodrigues e o deputado federal José Ricardo, que também discutiu sobre o modelo econômico ZFM. O café foi realizado, no sábado, dia 13, no Instituto Amazônia.

Fonte: Assessoria de imprensa CORECON-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *