Comunidade acadêmica, jornalistas, blogs e portais de notícias prestigiam lançamento do Selo de Jornalismo Profissional SJP/AM

O lançamento do projeto inovador do Selo de Jornalismo Profissional, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM, ocorrido nesta quinta-feira, 07/04, no auditório Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, em Manaus, contou com a participação de profissionais, estudantes de jornalismo e proprietários de sites, blogs e portais de notícias. A iniciativa leva a chancela e conta com apoio de entidades da sociedade civil, e se propõe a combater a fake news e a desinformação, além de estimular a qualidade jornalística.

A apresentação sobre os objetivos e a operacionalidade do Selo aos representantes da comunidade acadêmica e profissionais que atuam no mercado, realizado pelo presidente do SJP/AM, jornalista Wilson Reis, ganhou destaque, também, por se tratar da data comemorativa à categoria no país, o dia nacional do jornalista brasileiro, 7 de abril.

“O projeto é inovador e, este lançamento representa a contribuição da entidade aos profissionais no exercício da profissão no Amazonas. Não estamos impondo ou obrigando os jornalistas a adesão ao Selo. É uma construção coletiva e as adesões virão pelo convencimento e a percepção de sua importância”, afirma o presidente Reis. 

Os passos seguintes definidos em edital do novo projeto, prevêm a abertura do período de solicitação ao credenciamento para pessoas físicas e jurídicas, com o preenchimento das informações solicitadas por meio de formulário específico. Após as solicitações dos interessados (as), o material será repassado à Comissão Certificadora do Selo para análise dos pedidos. A medida em que a Comissão liberá-los, os selos serão entregues.   

O diretor-presidente, Oswaldo Lopes, do Sistema Encontro das Águas de Rádio e Televisão, esteve no evento representando o governador Wilson Lima. Para Lopes, o Selo não está vindo para atacar ninguém ou punir. Ele simplesmente, como o  próprio nome diz, é um Selo de Qualidade. Como qualquer empresa tem que ter qualidade na gestão e de funcionamento. E o Selo representa isso”, disse. 

O subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Michael Serafim também prestigiou o lançamento do Selo SJP/AM, além de convidados como o presidente do Sindicato dos Radialistas, Paulo Guerra; o professor de jornalismo, Allan Rodrigues, representando o magnifico reitor, professor Sylvio Puga; o padre Luís Modino, representante do Arcebispado de Manaus; o advogado Cassius Clei, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas, Jean Cleuter e a jornalista Anne Girão, como representante da Comissão de Ética do SJP/AM; e Rita Sidmar Alencar Gil, diretora de base do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal.

Carteiras do Projeto Sentinela da Ética

Outro momento de destaque no evento organizado pelo Sindicato aconteceu em seguida a apresentação do projeto do Selo: a entrega das carteiras aos estudantes do curso de jornalismo das faculdades sediadas em Manaus e Parintins, que já se encontram produzindo pautas relacionadas à ética, como parte das ações do Projeto Sentinela da Ética, criado pela Comissão de Ética no segundo semestre de 2021, e que conta com o apoio da direção do SJP/ AM.

Manaus, Am, 07 de abril de 2022.

Assessoria de Imprensa
SJPAM

Fotos: Francisco Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *