Começou ontem (17), o 39º Congresso Nacional dos Jornalistas

Nesta sexta-feira, 17 de setembro, iniciou o 39o Congresso Nacional dos Jornalistas, com o tema principal as mudanças tecnológicas e as formas de financiamento do jornalismo. Durante o evento, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresenta a proposta de um anteprojeto de lei que estabelece a taxação das grandes plataformas digitais, como Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft, para remunerar a produção de conteúdo na Internet. Dos debates participaram nomes como Luís Nassif, Sérgio Amadeu, Patrícia Campos Mello, Maria José Braga e Zuliana Lainez. A cerimônia de abertura, às 20 horas, teve transmissão aberta no canal da FENAJ no Youtube (https://bit.ly/39aFqa3).

Na abertura foi realizada uma palestra por João Paulo Rodrigues – integrante da coordenação nacional do MST e da Frente Brasil Popular. No sábado, dia 18, os professores Sérgio Amadeu , mestre e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e ex-integrante do Comitê Gestor da Internet  no Brasil (CGI.br) e Janara Nicoletti, jornalista, mestre e doutora em jornalismo. Pesquisadora no Observatório de Ética Jornalística (objETHOS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participam do painel “Redes Digitais: reflexão ou adesão?”

A partir das 10h30, acontece o debate sobre “Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade e Taxação das Plataformas Digitais” reunirá Maria José Braga, presidenta da FENAJ;  Dão Real Pereira dos Santos, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal e membro do coletivo Auditores Fiscais pela Democracia e Zuliana Lainez, presidenta da Federação de Periodistas da América Latina e Caribe (Fepalc) e vice-presidenta da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

O Congresso continua no dia 18, sábado, e no fim de semana seguinte, de 24 a 26 de setembro. Pela primeira vez o encontro promovido pela FENAJ e organizado pelo Sindicato do Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) será realizado de forma virtual.

Participam do Congresso delegados dos Sindicatos de Jornalistas filiados, além de profissionais e estudantes, que poderão se inscrever como observadores. É o fórum de deliberação dos jornalistas e tem como objetivo geral fortalecer o Jornalismo e a profissão de jornalista no Brasil. Maria José diz que os jornalistas discutirão seu papel na sociedade. E, nesse momento em particular, se posicionarão como núcleo central em defesa da democracia e contra os reiterados ataques que os profissionais jornalistas têm sofrido no país.

Apoio: Fundação Friedrich Ebert (FES), Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Associação dos Funcionários do BNDES, TIM, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Realização: FENAJ e SJPMRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *