Com chapa única, começam as eleições da Federação Nacional dos Jornalistas

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium
MANAUS – A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) realiza a partir desta terça-feira, 26, as eleições que definirão a nova diretoria que ficará à frente do órgão pelos próximos três anos. Com a chapa única, “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”, sob a presidência da jornalista Samira de Castro, do Ceará, as votações ocorrem, pela primeira vez, totalmente de forma online e encerram na quinta-feira, 28.
Segundo o coordenador da Comissão Eleitoral Local da Fenaj, em Manaus, jornalista Walmir Ferreira, podem participar das eleições todos os jornalistas sindicalizados e em dia com o sindicato de sua região. No caso do Amazonas, os profissionais devem estar regularizados com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP-AM).

“Pela primeira vez, essas eleições estão sendo on-line e o jornalista que está apto, desde que esteja tudo okay com o sindicato, vai receber um e-mail com o login, a senha e o link para que ele possa votar a partir de hoje até o dia 28 deste mês”, reforçou o jornalista Walmir Ferreira.

Defesa da verdade
Além de Samira de Castro, a Chapa Unidade na Luta é composta por mais 31 membros distribuídos entre diretoria executiva, vices-regionais e secretarias, com os jornalistas Paulo Zocchi como primeiro vice-presidente, Célio Martins como segundo vice-presidente, Sérgio Murillo de Andrade como secretário-geral, Moacyr Neves na secretaria, Luiz Antônio Spada na primeira-tesouraria, Wilson Reis na segunda-tesouraria, Virgínia Berriel na primeira suplência e Priscilla Chandretti na segunda suplência.

Com o lema voltado à defesa da profissão, ao direito à informação e à democracia, a chapa tem como principais pautas a luta contra as fake news e a regulamentação profissional e tem como uma das prioridades a recuperação do poder aquisitivo dos jornalistas e das jornalistas do País.

Os postulantes ao cargo máximo da maior entidade jornalística do Brasil também abordam o enfrentamento da discriminação, racismo, machismo, sexismo e defende, ainda, maior participação de mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ no meio jornalístico
De acordo com o jornalista Walmir Ferreira, existe uma preocupação nacional em se ter profissionais de qualidade no mercado de trabalho que atuem em busca da verdade, no combate à pós-verdade, isto é, quando a crença pessoal sobressai aos fatos da notícia. Para Ferreira, a credibilidade de uma matéria é o que mais importa, atualmente, e a chapa está lutando em relação a este quesito.

“Buscamos elevar a categoria da profissão de jornalismo e trabalhar de forma mais ética e adequada, buscar os fatos e verificar a verdade. Estamos trabalhando, inclusive, o combate às fake news. Hoje, estamos vendo uma ‘pós-verdade’ no jornalismo e as pessoas acabam generalizando. E essa chapa vai lutar contra isso para que possamos lutar por melhorias”, salientou Walmir.

Selo de qualidade
A chapa com Samira de Castro na presidência tem representantes de todas as regiões do País. No Amazonas, jornalista Wilson Reis, presidente do SJP-AM, integra a Unidade na Luta como segundo-tesoureiro. De acordo com ele, uma das faces do processo de organização da categoria foi iniciada com a implementação do Selo de Jornalismo Profissional lançado em abril deste ano no Estado.

“Essa diretoria já está lutando, pois, lançamos em abril deste ano o projeto do Selo de Jornalismo Profissional, que tem como um dos focos organizar a categoria do ponto de vista profissional. Isso inclui você ter graduação, frequentar uma universidade, um curso de jornalismo de nível superior, se registrar junto ao Ministério do Trabalho e, posteriormente, junto à sua entidade representativa sindical, que é, no nosso caso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas“, destacou Wilson Reis.

A iniciativa, ainda segundo Reis, tem aproximado a categoria da entidade e garantido benefícios aos profissionais que saem das universidades. Na atual conjuntura brasileira, em que são observados ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro (UB), à democracia no País, a união da classe tem se mostrado cada vez mais importante para o presidente do SJP-AM.

“Nós já aprendemos com a história e não precisamos que ninguém possa dizer o que deve ser feito. Os jornalistas devem, exatamente, defender essa democracia porque estão defendendo o espaço de trabalho que precisa da democracia para existir. Essa chapa única traz essa mensagem de forma bem clara que, nós, do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, reproduzimos”, concluiu Wilson Reis.

Eleições
Os jornalistas que desejam receber ou obter outras informações sobre as votações e as eleições para a nova diretoria da Fenaj podem entrar em contato com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP-AM), pelo número (92) 3234-9977 e pelo e-mail: sindicato.jornalistasam@gmail.com, ou falar, diretamente, com a Comissão Eleitoral Local da Fenaj pelo telefone (92) 99112-4378. Saiba mais sobre a chapa no link.

Este ano, também serão eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Ética (CNE), que tem como candidatos os jornalistas Antônio Paulo (Amazonas), Beth Costa (Rio de Janeiro), Franklin Valverde (São Paulo), Osvaldo Moraes (Pernambuco), Suzana Tatagiba (Espírito Santo) e Vera Daisy Barcelos (Rio Grande do Sul). Segundo a Fenaj, serão eleitos(as) cinco titulares, pela ordem de votação, e o(a) candidato(a) menos votado(a) ficará na suplência.

Para participar das eleições, clique aqui e acompanhe um tutorial para utilização do sistema de votação on-line da Fenaj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *