gototopgototop
 
 
 
Sábado, 19 de Outubro de 2019
 
 
Chapa única concorre às eleições da FENAJ, marcadas para julho | Imprimir |  E-mail
Ter, 04 de Junho de 2019 10:59

A atual presidenta Maria José Braga encabeça a chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia.

Dias 16, 17 e 18 de julho os jornalistas brasileiros vão votar para eleger a nova Diretoria da FENAJ e os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE) para um mandato de três anos, com início em agosto. Depois de sete eleições com disputa, uma única chapa foi registrada para o pleito e apoia os cinco candidatos concorrentes à CNE.

No Amazonas, a votação será realizada em apenas um dia, 18 de junho, das 8h às 16h. Os eleitores aptos a participar do pleito poderão votar na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), localizada na Praça Santos Dumont, 15, centro, ou na urna itinerante que vai percorrer as redações, pela manhã e a tarde.

A chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia é encabeçada pela atual presidenta, Maria José Braga, de Goiás, e tem como vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre Executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do país e da maioria dos Estados.

A unidade entre os grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas foi fruto de vários debates que identificaram convergências, principalmente em razão da conjuntura nacional (de retrocessos políticos, socioeconômicos e culturais) e de ataques à classe trabalhadora e as suas organizações sindicais.

Considerada um avanço importante para a resistência e o enfrentamento à retirada de direitos sociais e trabalhistas, às constantes ameaças às liberdades de expressão e de imprensa e ao estado democrático de direito, a unidade vai fortalecer a FENAJ e suas lutas em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da democracia.

A chapa foi registrada dentro do prazo estabelecido no calendário eleitoral, assim como as candidaturas à CNE. Não houve pedido de impugnação de nenhuma candidatura e, no dia 22 de março, a Comissão Eleitoral Nacional declarou a chapa oficialmente inscrita, autorizando o início da campanha eleitoral.

A Federação Nacional dos Jornalistas é a única federação sindical a realizar eleições diretas para escolher sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética. As eleições, além de expressarem a democracia participativa, com cada jornalista sindicalizado podendo dar o seu voto, são também momento de debate nacional sobre a realidade da categoria e sobre as lutas que a entidade de representação nacional deve priorizar.

Conheça os integrantes da chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia. https://www.fenaj.org.br/wp-content/uploads/2019/06/Integrantes.pdf

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário: