gototopgototop
 
 
 
Segunda-Feira, 12de Novembro de 2018
 
 
Notícias
Salve a sede da Fenaj | Imprimir |  E-mail
Qui, 01 de Novembro de 2018 10:38

Entidade máxima dos jornalistas brasileiros pode perder sua sede por falta de recursos, por isso, lança hoje campanha de arrecadação.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lança, nesta quarta-feira (31/10), uma campanha de arrecadação de recursos para manter sua sede em Brasília. O imóvel foi penhorado pela justiça do Distrito Federal, em função de dívida tributária junto à Terracap.

O pagamento do débito é relativo ao Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de um terreno concedido à Federação, nos anos de 1980, que nunca foi utilizado pela FENAJ.

Após suspensão da ação judicial, por meio de acordo, o débito de R$ 400 mil foi negociado com o Governo do Distrito Federal no qual a FENAJ terá de honrar o compromisso em 48 parcelas.

"Além da dívida com a Terracap/DF e de multas sentenciadas pela Justiça, é de conhecimento dos diretores e dos 31 sindicatos filiados que a Federação Nacional dos Jornalistas se encontra em uma situação financeira bastante delicada, resultado da contrarreforma trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2017, que acabou com a obrigatoriedade de recolhimento do Imposto Sindical por parte dos trabalhadores, sendo essa a principal e maior receita da Federação. Soma-se ainda a falta de regularidade nos repasses das mensalidades dos sindicatos filiados, responsáveis pela manutenção de sua entidade máxima", explica a presidenta da FENAJ, Maria José Braga.

Fases da campanha

A campanha vai buscar apoio financeiro junto à categoria e à sociedade para não fechar as portas da sede da FENAJ em Brasília e não inviabilizar suas ações junto aos jornalistas brasileiros. A arrecadação de recursos dividida em duas etapas: lançamento da campanha “Salve a sede da FENAJ”, com peças publicitárias para sensibilização nas redes sociais da Federação, dos 31 Sindicatos de Jornalistas do país e também dos dirigentes.

Na segunda fase, serão divulgadas as formas de arrecadação de recursos. As contribuições poderão ser realizadas através de depósito na conta da FENAJ, campanha Vaquinha Virtual e a “Lojinha Virtual” no site oficial da FENAJ.

"Contamos com o engajamento de todos os sindicatos filiados à Federação. É preciso que a campanha chegue a cada jornalista filiado e também à parcela da categoria não filiada, assim como às entidades sindicais parceiras, instituições, pessoas físicas e jurídicas. A FENAJ está precisando do compromisso de todos os jornalistas brasileiros, para continuar a defender o Jornalismo e os/as jornalistas. Por isso, você profissional, sindicalizado ou não, familiar ou amigo de jornalista, colabore com essa causa. A categoria, agora mais do que nunca, precisa de uma entidade forte e deve se sentir responsável por esse fortalecimento”, diz a presidenta Maria José Braga.

 
SJP/AM integra ações de manutenção da praça Santos Dumont | Imprimir |  E-mail
Qua, 17 de Outubro de 2018 09:23

 

Leia mais...
 
Roda de conversa marca programação do Dia do Repórter Fotográfico | Imprimir |  E-mail
Qui, 30 de Agosto de 2018 15:10

Além de profissionais da imagem e amantes da fotografia, estão convidados também estudantes de Jornalismo, que terão direito a certificado com horas complementares. O documento será enviado por e-mail, conforme lista de presença assinada no evento.Os repórteres fotográficos Edmar Barros ( Futura Press), Bruno Kelly (Reuters), Sandro Pereira (Diário do Amazonas) ,Ione Moreno (Amazonas Em tempo) e Antonio Lima (A Crítica) são os convidados para a Roda de Conversa e vão compartilhar a experiência sobre a cobertura jornalística no Amazonas, grandes coberturas e cases históricos retratados pelos profissionais que comunicam através de imagens.
Em comemoração ao Dia do Repórter Fotográfico, celebrado no dia 2 de setembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) realiza uma roda de conversa sobre Fotojornalismo, mercado, bastidores, e desafios da profissão. O evento é gratuito e tem início às 16h, na sede da entidade – Praça Santos Dumont, nº 15, Centro.

 
SJP/AM apresenta realidade dos jornalistas à justiça trabalhista do Amazonas | Imprimir |  E-mail
Qua, 29 de Agosto de 2018 09:34

Em busca do fortalecimento das relações institucionais, a diretoria executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) reuniu-se com a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11), Desembargadora Eleonora de Souza Saunier, no último dia 16 de agosto, na sede do órgão judiciário. Na ocasião, a presidente da entidade sindical, Auxiliadora Tupinambá, apresentou as propostas e linha de trabalho da gestão, bem como a realidade vivenciada pelos jornalistas no Estado do Amazonas.

“Atrasos salariais, descumprimento de direitos caros ao trabalhador, apropriação indevida de FGTS, INSS, entre outros, além de assédios cometidos contra o profissional são algumas das situações enfrentadas hoje pelos jornalistas. Sabemos que entre as várias frentes de luta, uma delas é a garantia de nossos direitos pactuados na Convenção Coletiva, que já está em negociação”, afirmou a presidente do SJP/AM, Auxiliadora Tupinambá.

A presidente destacou ainda a importância de esclarecer aos desembargadores o papel do jornalista na sociedade a fim de que possam compreender melhor a realidade vivenciada no Estado do Amazonas em caso de julgamento de ações relativas à profissão.

Um papel estratégico e importante na interlocução entre as organizações, agentes públicos, com a sociedade, sobre o qual a desembargadora que comanda a Justiça do Trabalho no Amazonas demonstrou ter a exata compreensão.

“Antes de assumir a presidência do TRT 11, eu não via muita importância no trabalho da Assessoria de Comunicação, mas pude compreender como este profissional é estratégico nas organizações, ajudando a fazer chegar à sociedade informações benéficas a ela mesma, além disso, possui efeito pedagógico e didático para muitos casos”, afirmou a desembargadora Eleonora de Souza Saunier, presidente do TRT 11.

Sobre a nova legislação trabalhista, pós-reforma, a presidente do TRT 11 afirmou ser ainda recente, com vários entendimentos a respeito. “O TST (Tribunal Superior do Trabalho) orientou quanto às questões principais, mas ainda não está completamente assentada as interpretações. A reforma tem aspectos positivos, mas em alguns casos, ela é nociva ao trabalhador”, afirmou.

No último dia 22, a direção do SJP/AM,  apresentou a realidade da categoria também ao vice-presidente do TRT 11, desembargador Jorge Álvaro Marques Guedes, responsável pela relatoria do último dissídio coletivo da categoria.

Fotos: Divugação TRT – 11ª região

https://www.flickr.com/photos/trt11/albums/72157699920690324

 
Curso aberto e gratuito | Imprimir |  E-mail
Qua, 11 de Julho de 2018 10:21

 

Leia mais...
 
Jornalistas profissionais ganham vagas reservadas no estacionamento do TRE-AM | Imprimir |  E-mail
Ter, 10 de Julho de 2018 13:20

 

Leia mais...
 
SJPAM denuncia salários atrasados em A Crítica e Amazonas Em Tempo na ALEAM | Imprimir |  E-mail
Ter, 19 de Junho de 2018 11:29

 

Leia mais...
 
EDITAL Nº 002/2018 DA COMISSÃO DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS DO AMAZONAS | Imprimir |  E-mail
Qua, 06 de Junho de 2018 09:59

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO AMAZONAS – SJPAM

COMISSÃO DE REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS DO AMAZONAS

EDITAL Nº 002/2018 – SJPAM

 

Leia mais...
 
Aberto concurso da National Geographic Traveler | Imprimir |  E-mail
Ter, 15 de Maio de 2018 14:33

 

 

Leia mais...
 
SJP/AM reivindica votação da PEC sobre o diploma ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia | Imprimir |  E-mail
Ter, 15 de Maio de 2018 14:12

 

 

Leia mais...
 
Congresso Internacional reunirá 3 mil pessoas em Manaus neste mês de maio | Imprimir |  E-mail
Qui, 10 de Maio de 2018 16:02

Realizado pela primeira vez na região Norte do País, a 13ª edição do congresso recebeu inscrições de todos os estados brasileiros e de países dos continentes africano, americano, asiático e europeu.

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, o Congresso da Rede Unida movimentará a agenda científica do País com a participação estimada de 3.000 congressistas e convidados nacionais e internacionais. O evento será sediado no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no período de 30 de maio a 02 de junho de 2018, em Manaus (AM).

O Congresso tem como finalidade propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O público-alvo é composto por trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

A expectativa do presidente desta edição do Congresso, Rodrigo Tobias, é que os participantes vejam que a Região Amazônica não é somente o lugar da distância, da dificuldade, da falta de acesso, o lugar das carências e das doenças. “Esperamos que esse evento possa deixar nos congressistas a ideia de que a Amazônia, com suas especificidades, também é um lugar de potencialidades, de produção de saúde, educação e de vida. O nosso desejo é que os participantes desfrutem de tudo o que vai acontecer. Estamos trabalhando muito para que tudo saia bem”, declarou Tobias.

Atividades Internacionais

As atividades internacionais incluem cinco fóruns, que fomentam debates sobre temas da atualidade em relação a gestão da educação e do trabalho em saúde na perspectiva de diferentes países.

Com presença confirmada, os fóruns terão representantes do Brasil, Bélgica, Chile, Colômbia, EUA, Espanha, Inglaterra, Itália, Nicarágua e Portugal.

O V Fórum Internacional de Educação na Saúde tem como temática a Interprofissionalidade na formação e no trabalho em saúde: desafios às políticas e ao cotidiano. O IV Fórum Internacional de Participação em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã vem com o tema A vitalidade da democracia quando as instituições padecem: a resistência cidadã como artesania de novos tempos. O V Fórum Internacional de Atenção Básica/Primária em Saúde trará para o centro das discussões o tema A atenção básica/primária nos sistemas de saúde universais: desafios e avanços após 40 anos de Alma Ata. O IV Fórum Internacional de Cooperação em Saúde e Políticas Públicas abordará os Direitos humanos, políticas públicas e inclusão em tempos de austeridade: repercussões na gestão da educação e do trabalho na saúde. E o I Fórum Internacional de Saúde do Migrante terá como tema central A dignidade e a saúde das pessoas em tempos sombrios: as fronteiras nacionais e a afirmação de direitos humanos.

 

Trabalhos submetidos

Esta edição no Amazonas fechou com o número de 3.420 submissões de trabalhos nacionais e internacionais. Realizado pela primeira vez no Norte do País, a região foi a que mais teve trabalhos submetidos, totalizando 1.652 submissões com destaque aos estados do Amazonas e Pará, com 913 e 641 trabalhos inscritos, respectivamente.  A região Nordeste ficou em segundo lugar com 628 trabalhos. Já o Sudeste figurou em terceira posição com 383 submissões. As regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil tiveram 298 e 165 trabalhos submetidos, respectivamente. Da participação internacional, a Itália submeteu três trabalhos.

Nos congressos da Rede Unida são aceitos trabalhos para apresentação oral nas modalidades Távolas e Rodas de Conversa. Para os organizadores, o volume de trabalhos submetidos e aprovados aponta um Congresso com grande densidade técnico-científica, além da enorme diversidade de temas e de experiências locais que compõem uma programação atrativa para diferentes públicos. 

Confira a programação de apresentação dos trabalhos: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/5/menu/rodas-e-tavolas

Segundo o coordenador Nacional da Rede Unida, Júlio César Schweickardt, a organização do Congresso é um dos desafios da atual coordenação, que tem dentre os seus objetivos mobilizar os vários setores e atores que atuam no contexto da saúde e da educação, incluindo usuários de serviços de saúde, membros de Conselhos de Saúde e trabalhadores do SUS, oportunizando um fórum especial de participação cidadã. “Ver com novos olhares a saúde pública brasileira, fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde [SUS] e pensar na formação dos profissionais da área são algumas de nossas missões à frente da Rede Unida, uma instituição muito atuante e comprometida com as políticas de saúde no Congresso”, concluiu.

 

Programação

Além da apresentação dos trabalhos e da realização dos fóruns internacionais, a programação do congresso inclui atividades como Távolas Institucionais, Res-Publicas, Mostra Fotográfica, Lançamentos de livros, Seminários, encontros e oficinas, Conferências, Intervenções e muitas outras atividades com temas que contemplam os cinco eixos centrais do Congresso na área da Saúde, que são: Educação, Trabalho, Gestão, Controle Social e Participação e Saúde, Cultura e Arte.

 

Inscreva-se e participe das atividades: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/5/menu/inscricoes

 

Instituições parceiras

São parceiros desta edição a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia, co-organizador do Congresso.

 

Sobre a Rede Unida

A Associação Brasileira da Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.

A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, institutos de pesquisa, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

Por ser uma Associação de abrangência nacional, a Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos, que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócios produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde, a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Nesse sentido, é tarefa prioritária da Rede Unida é reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde, com o objetivo de fortalecer o SUS por meio de mudanças na formação profissional em saúde.

Para tanto, é desafio da Rede induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS e, assim, promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissional e na organização do trabalho em saúde.

 

Agência Rede Unida de Comunicação, por Mirinéia Nascimento (Ascom/Rede Unida)

Contato com a imprensa: (92) 9884-46075 |  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Mirineia Nascimento
Assessora em Comunicação Online
Jornalista - Especialista em Jornalismo Científico
Consultora em Marketing Digital - Especialista em Vendas Online
(92) 98844-6075
Facebook: Mirineia Nascimento
Skype: Mirineia Nascimento

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Próximo > Fim >>