gototopgototop
 
 
 
Sábado, 18de Novembro de 2017
 
 

COMUNICADO - FERIADO 20 DE NOVEMBRO

Dia Nacional da Consciência Negra

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJPAM, comunica aos seus sindicalizados e colaboradores que, em função do feriado de 20 de Novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) não haverá expediente segunda-feira, 20. As atividades de trabalho serão retomadas na terça-feira, 21 de novembro.


Manaus, 17 de novembro de 2017.

DIRETORIA

JORNALISMO DIGITAL E OUTROS VAREJOS

Aldísio Filgueiras

Edital de Convocação_XXI ENJAI e III CONEJ

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) CONVOCA os sindicalizados (as) da entidade para participar da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará terça, 21 de novembro de 2017, às 19h, em primeira chamada, com o quórum estabelecido pelo Estatuto (art. 16, parágrafos 1º e 2º) e, 19h30, em segunda chamada, com o quórum que houver, no auditório Jornalista Arlindo Porto, na sede do Sindicato, sito à Praça Santos Dumont, 15, Centro. Com base ao Estatuto Sindical, somente podem votar e/ou ser votado (art. 6º) os jornalistas quites com suas mensalidades (art. 7º). A Assembleia deliberará a seguinte pauta:

  1. Apresentação e discussão dos Temas;
  2. Eleição de delegados ao XXI Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa – ENJAI e III Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas – CONEJ, no período de 7 a 9 de dezembro, na cidade de Vitória, Espírito Santo (ES).

Manaus (AM), 16 de novembro de 2017

DIRETORIA
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS - SJP/AM

EM DEFESA DOS JORNALISTAS

SINDICATO DOS JORNALISTAS INGRESSA COM RECLAMATÓRIA PARA PAGAMENTO IMEDIATO DOS SALÁRIOS ATRASADOS NOS JORNAIS A CRÍTICA E MANAUS HOJE, DA REDE CALDERARO DE COMUNICAÇÃO - RCC

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM ingressou hoje (14/11) junto a Justiça do Trabalho no Estado com uma Reclamatória Trabalhista por meio da qual requer o imediato pagamento dos salários atrasados dos jornalistas empregados nos jornais A Crítica e Manaus Hoje (Empresa de Jornais Calderaro Ltda) da Rede Calderaro de Comunicação - RCC.

A denúncia encaminhada nesta segunda-feira, 13, pelos jornalistas delegados de redação revela, segundo o presidente da entidade, jornalista Wilson Reis, a gravidade do problema que atinge os jornais na cidade de Manaus. "Pela Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas devem pagar seus empregados até o dia 5 de cada mês. Entretanto, não têm conseguido cumprir com o que diz a cláusula da CCT”, lembrou Reis.

Quem paga ?

É real a situação de desespero de repórteres e editores na redação de um dos maiores impresso na cidade de Manaus. Com compromissos financeiros vencidos neste início do mês de novembro, os jornalistas terão que arcar com juros e multas em contas de água, luz, celulares, aluguéis e, principalmente, na fatura do cartão de crédito. "A empresa vai pagar com atraso e não incluirá valores adicionais para honrarmos os juros do cartão", lembrou um empregado que preferiu não se identificar.

A ação ajuizada por meio da Assessoria Jurídica do SJP/AM, além de requerer o pagamento imediato dos salários atrasados, solicita também da Justiça o bloqueio das contas do jornal para garantia de futuras execuções.

A Ação impetrada pelo Sindicato dos Jornalistas na Justiça do Trabalho gerou o Processo nº 0000495-23.2017.0000

 

Manaus, Am, 14 de novembro de 2017

Assessoria de Imprensa/SJPAM

ELEIÇÕES SJPAM - TRIÊNIO 2018/2020

Encerrado prazo para quitação das mensalidades em atraso

A Comissão Eleitoral, responsável pela coordenação das eleições para renovação da diretoria, conselhos e comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM ao triênio 2018/2020, comunica que, encerrou nesta segunda-feira, 06, o prazo para quitação das mensalidades atrasadas dos associados que participarão do certame eleitoral, no próximo dia 22 de novembro (Art.80 do Estatuto - Seção V - Do Eleitor).

A chapa Reconquista é a única a participar das eleições por ter apresentado em tempo hábil os documentos exigidos pelo Estatuto da entidade, sendo considerada apta pela Comissão Eleitoral.

Relação dos associados

Após o término do prazo para registro de chapas, a Comissão Eleitoral fornecerá, no prazo de 10 (dez) dias, a relação dos associados para chapa registrada, desde que requerido por escrito (Art.76 do Estatuto - Do Registro de Chapas).

 

Manaus (Am) 07 de novembro de 2017.

 

Comissão Eleitoral

NOTA - SJPAM Eleições 2018/2020

21º Enjai e 3º CONEJ

Abertas as inscrições para o 21º Enjai e 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas

A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, realizam de 7 a 9 de dezembro, em Vitória, o 21º Encontro Nacional de Assessores de Imprensa - Enjai e o 3º Congresso Extraordinário dos Jornalistas - CONEJ. Em pauta, impactos no mercado de trabalho dos jornalistas brasileiros provocados pelas reformas trabalhista e da Previdência, a precarização das relações de trabalho em assessoria de imprensa, fraudes contra o jornalista e a organização sindical da categoria na conjuntura de desregulamentação do trabalho.

Os eventos são concomitantes e devem reunir na capital capixaba profissionais de todas as regiões do país, entre delegados (eleitos em assembleias dos Sindicatos de Jornalistas ou congressos estaduais) e observadores. Estudantes de Jornalismo também podem participar.

A FENAJ realiza os congressos nacionais da categoria de dois em dois anos, intercalados com os Enjais. Extraordinariamente, vai realizar os dois eventos neste ano, em razão da conjuntura nacional. A contrarreforma trabalhista, que desmontou a CLT e retirou direitos dos trabalhadores, a ameaça da Reforma da Previdência, exigem reação imediata e, para isso, mais organização da categoria.

Jornalistas e estudantes de Jornalismo interessados em participar do Congresso Extraordinário/Enjai devem fazer suas inscrições pelo site dos eventos (http://enjai.sindijornalistases.org.br/)
No site (http://enjai.sindijornalistases.org.br/) encontra-se a programação completa dos eventos.

Manaus (Am) 27 de outubro de 2017

FENAJ/SJPAM
Assessoria de Imprensa

Edital - Eleições SJPAM - Triênio 2018/2020

Registro de Chapa

A Comissão Eleitoral - CE responsável pelas Eleições/2017 do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas – SJP/AM, atendendo determinação do Artigo 73 do Estatuto da entidade, informa que está inscrita para as eleições no dia 22 de novembro de 2017, a “Chapa Reconquista”, formada pelos seguintes profissionais: DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente - Auxiliadora de Araújo Jorge Tupinambá; Vice-Presidente – Arnoldo Araújo dos Santos; Secretário Geral – Kleiton Renzo Rezk; Secretária Executiva – Steffanie Schmidt; Tesoureiro – André Nogueira Moreira; Vice-Tesoureiro – David Carlos de Almeida, sendo suplentes da diretoria executiva: Patrícia Gomes Bartholotti Chaves; Adriano Augusto Carneiro da Silva; Jeane Glay de Almeida Chaves; Zahyra Maria Moura Monteconrado; Franscimar da Silva Lopes; Wilson Carlos Braga Reis. SECRETARIAS: Secretaria de Formação Política e Sindical – Sandra Bezerra Lima; Suplente – Maria Auxiliadora Paula de Paiva; Secretaria de Imprensa e Divulgação – Jocilene Nascimento das Chagas; Suplente – Marcelo Perdigão Guerra; Secretaria de Promoção e Eventos – Alícia Daiana Oliveira Bentes; Suplente – Cleomir Lage Bezerra dos Santos; Secretaria de Patrimônio e Informática – Shirley Nazaré de Oliveira Assis; Suplente – Alessandro Vasconcelos Bandeira; Secretaria de Estudos Socioeconômicos – Ednilza Cavalcante Rocha (Ed Blair); Suplente: Paulo Jorge Bahia Marques Júnior; Secretaria de Mobilização e Organização – Yano Sérgio Delgado Gomes; Suplente – Jorge Miguel da Silva Pinheiro. CONSELHO DE REPRESENTANTES NA FENAJ: Titulares: Lucia Tiyo Saito e Aldisio Gomes Filgueiras; Suplentes – Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues e Adamor Santana Liberal de Jesus. CONSELHO FISCAL: Titulares: Ananias Gomes de Souza; Sebastião Saulo Borges dos Santos e Jefferson da Silva Muniz; Suplentes – Elvis Cleber Maciel Chaves; Messias da Silva Sampaio e Valeria Costa Silva Farinola. A Comissão Eleitoral informa ainda que, para membros da Comissão de Ética, estão inscritos os seguintes jornalistas: Gerson Severo Oliveira Dantas, Lúcia Carla da Gama Rodrigues, Junha Januária de Oliveira Ramos, Mário Monteiro de Lima, Francisca de Melo C. do Valle, Sebastião Colares Assante, Orlene Braga Cabral de Sousa, Edmar da Silva Barros, e Suzy Leide Souza de Figueiredo. A partir desta data começa a contar o prazo de 5 (cinco) dias para pedido de impugnação, com base no Estatuto da entidade disponível no site www.jornalistasam.com.br, que deve ser formalizado junto a Secretaria do Sindicato, na Praça Santos Dumont, número 15, Centro.

Manaus (AM), 23 de outubro de 2017

COMISSÃO ELEITORAL

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

Notificação - Rede Raman Neves de Comunicação

 

Demissões
Rede Raman Neves de Comunicação é notificada

Os jornais Amazonas em Tempo e Agora (Norte Editora Ltda) impressos da Rede Raman Neves de Comunicação na cidade de Manaus, foram notificados extrajudicialmente, nesta segunda-feira, 16, pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM. Em busca de uma solução amigável parta garantir os direitos dos profissionais jornalistas demitidos pela empresa, deverá ser realizada reunião nesta quinta-feira, 19, às 15h, na sede da entidade sindical, localizada na Praça Santos Dumont, 15, centro.

Na reunião, além do pagamento das verbas indenizatórias em consequência do fim do contrato de trabalho, os demitidos deverão receber do representante da empresa as guias para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS e Seguro Desemprego.
De acordo com a diretoria da entidade sindical não está descartado o ajuizamento de ações na Justiça do Trabalho. A medida poderá ser tomada caso não sejam realizados os pagamentos correspondentes aos direitos trabalhistas citados na própria notificação extrajudicial.
SJPAM
Assessoria de Imprensa 
Contatos: (92) 3234-9977/sindicato@jornalistasam.com.br

 

SINDICATO FAZ REUNIÃO COM DEMITIDOS DA REDE RAMAN NEVES DE COMUNICAÇÃO

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM comunica à categoria que, em caráter de urgência, será realizada assembleia extraordinária com os jornalistas demitidos nesta terça-feira, 10/10, pela Rede Raman Neves de Comunicação (Jornal Amazonas em Tempo e Agora). A reunião será realizada nesta quarta-feira, 11 de outubro, às 19 horas, na sede, localizada na Praça Santos Dumont, 15 - Centro e contará com a participação do assessor jurídico da entidade, advogado Ananias Gomes para que possam ser feitos os esclarecimentos, além de discutidos os recursos jurídicos que o sindicato irá mover contra a empresa jornalística em favor dos demitidos.
No final da tarde de hoje (10/10) as primeiras informações dão conta de se tratar de demissões em massa (coletiva) pois foram desligados cerca de 12 profissionais, podendo esse número, no final, atingir 18 demitidos.
A diretoria do SJPAM condena as demissões realizadas pela Rede Raman Neves de Comunicação em uma de suas empresas pois as mesmas ocorrem em plena atividade de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT 2017, em total desrespeito aos seus empregados e à estabilidade no emprego defendida pela entidade sindical.


Manaus (AM) 11 de outubro de 2017.

Diretoria
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS - SJPAM

Parceria SJPAM para compra de produtos alimentícios

Charge Carlos Augusto Myrria

Jornalistas rejeitam proposta de reposição salarial abaixo da inflação

Carteira Profissional